Embora as igrejas sejam normalmente associadas com a arquitetura histórica, algumas, espetaculares, rompem com o cânone tradicional da torre - nave - cruz.
As dez igrejas, a seguir, foram selecionadas de todo o mundo - da Europa ao Japão para a Costa do Marfim - por uma comissão de especialistas de construção.
1. St. Bonifatius, Herbrechtingen, Alemanha
Arquiteto: Kaestle Ocker Roeder Architekten
A renovação desta igreja foi concluída em 2008, quando os defeitos de construção do edifício original tinha se tornado muito perigoso. Os interiores foram projetados para oferecer um ambiente coletivo, por exemplo, o tradicional espaço entre o coro e a nave foi removido.
2. Harajuku Igreja, Tokyo
Arquiteto: Ciel Rouge Criação
Na área movimentada de Harajuku, em Tóquio, o exterior desta igreja protestante é inspirado na paisagem seca da Palestina. O interior foi concebido em curvas suaves para fornecer um abrigo tranqüilo, para fugir da vida movimentada da cidade. Foi concluída em 2006.
3. Martin Luther Igreja, Hainburg, Áustria
Arquiteto: Coop Himmelb (l) au
A forma desta igreja, concluída em 2011, deriva de uma enorme mesa, com o telhado repousando sobre quatro colunas de aço, como pernas de mesa. De acordo com os arquitetos, este é um dos quatro elementos-chave de todo o projeto, sendo o outro, o teto curvo (que com a grade, moldura e da pele de aço do telhado pesam 23 toneladas), a construção da laje que abriga o pastor, escritórios e outras salas de apoio. Ao lado da igreja, a torre do sino é escultural.
4. Christ Church Ressurreição, Milan
Arquiteto: Cino Zucchi Architetti
A forma retangular da igreja, concluída em 2010, é enfatizada por dois elementos de maior ascensão no telhado, chamado de 'velas' pelos arquitetos. O projeto da igreja é inspirado por seu entorno industrial e da história de seu antecessor - uma igreja armazém, construída por padres operários nos anos sessenta.
5. Envelhecimento em África Igreja, Abidjan, Costa do Marfim
Arquiteto: HWKN
Embora ainda em planejamento, esta igreja e seus arredores são definidos para se tornar uma comunidade da aposentadoria espetacular para os sacerdotes católicos, que são muitas vezes excluídos do modelo tradicional de base familiar de atendimento aos idosos na Costa do Marfim. Aldeias tradicionais do país foram a inspiração da arquitetura da comunidade, que possui uma 'espinha' - estrada principal - que se estende de norte a sul e tem piso único e edifícios residenciais de ambos os lados. A igreja em si deve ser situada no fim da 'espinha' e contará com picos geométricos e arcos triangulares.
6. Capela de Santa Ana, Santa Maria da Feira, Portugal
Arquiteto: el348 Arquitectura
A Capela de Santa Ana foi concluída em 2009. Em forma de L, o edifício todo branco, fica na junção de cinco estradas ascendentes. Ela está em um nível, mas o teto sobe para a cabeça do altar para fazer referência a seus arredores. O interior também é branco, com chão e mobiliário em madeira de carvalho.
7. Igreja de Santa Cruz, Jyllinge, Dinamarca
Arquiteto: Arquitetos KHR
Construída a partir de compósitos de fibra de vidro, Santa Cruz aparece um pouco como um OVNI, devido à sua semi-transparência. Foi concluída em 2008 e situa-se nos campos que rodeiam a vila de Jyllinge. O interior foi projetado para abraçar a luz do dia, disponível em todas as suas características.
8. Santo Rosário Igreja Católica, Baton Rouge, Louisiana
Arquiteto: Arquitetos Trahan
Este complexo de igreja - construído em 2004 - inclui um oratório, prédio administrativo e prédio de educação religiosa. O oratório é o foco do site e apresenta seis paredes iguais em tamanho, cor e textura.
9. Capela de despedida, Krasnja, Eslovénia
Arquiteto: Arquitetos OFIS
Esta capela, construída em 2009, está situada junto ao cemitério da cidade e é projetada para seguir os contornos naturais do seu entorno, com três paredes curvas. A cruz foi colocada não tradicionalmente como um elemento de flat deitado no telhado da capela.
10. Capela de St Lawrence, Vantaa, Finlândia
Arquiteto: Arquitetos Avanto
Esta capela, no cenário histórico em Vantaa, foi concluída em 2010. Os materiais utilizados foram escolhidos para corresponder ao ambiente já existente - de alvenaria, pedra natural, folha de cobre patinado e malha. A principal inspiração, na concepção dos interiores, foi a de transmitir paz e dignidade.
Os sentidos falam por si só. Grandes inspirações em grandes e belos projetos pelo mundo.
Abraços.